Seguidores

contato

Entre em contato conosco!
juventudeesperanca@yahoo.com.br

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CNBB e eleições 2010.


Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral

E-mailImprimirPDF
cnbb_logoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.
A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.
Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica – tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito – e, mesmo, dever – de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que “falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”. Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.
Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.
Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.
Brasília, 08 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Viva a Mãe de Deus e nossa!


Oração a Nossa Senhora Aparecida - II

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, 
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, 
Advogada dos pecadores, 
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, 
Virgem Santíssima, 
cheia de poder e de bondade, 
lançai sobre nós um olhar favorável, 
para que sejamos socorridos por vós, 
em todas as necessidades em que nos acharmos. 
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, 
que nunca se ouviu dizer 
que algum daqueles que têm a vós recorrido, 
invocado vosso santíssimo nome 
e implorado a vossa singular protecção, 
fosse por vós abandonado. 
Animados com esta confiança, 
a vós recorremos. 
Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, 
nossa protectora, consolação e guia, 
esperança e luz na hora da morte. 
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos 
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. 
Preservai-nos de todos os perigos 
da alma e do corpo; 
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais. 
Livrai-nos da tentação do demónio, 
para que, trilhando o caminho da virtude, 
possamos um dia ver-vos e amar-vos 
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amen.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Juventude Esperança rumo à Jornada Mundial da Juventude





1 – Proposta:

Divulgar, convocar e organizar jovens que desejam participar da XXVI Jornada Mundial da Juventude, em Madri, Espanha, entre os dias 11 e 21 de agosto de 2011, incluindo os Dias em Dioceses.

2 – Objetivo geral:

Apoiar o protagonismo juvenil das comunidades paroquiais e de outras instituições eclesiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança no intuito de fortalecê-los e motivá-los a participar da peregrinação à Espanha e Portugal, sobretudo, aqueles que não possuem condições financeiras de custear todo o ônus.

3 – Objetivos específicos:

a)         Que o Setor Juventude da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança mantenha vinculo e unidade com os jovens que desejam participar da Jornada Mundial;
b)        Que o Vigário Episcopal, representante da unidade junto do Arcebispo Metropolitano desta Arquidiocese, esteja a apoiar junto dos Vigários Forâneos, Párocos e demais responsáveis pelas atividades ministeriais e administrativas das instituições eclesiais da Região Episcopal, os jovens interessados.
c)         Que haja uma organização a fim de acompanhar, articular, orientar e fortalecer um grupo que represente oficialmente a Região Episcopal no evento.
d)        Que, ao organizar uma articulação regional, o Setor Juventude possa aproveitar o momento para fortalecer a evangelização da juventude.
e)        Conscientizar os jovens de que a Jornada é um acontecimento missionário que passa por uma celebração localizada e mundial, mas cujo objetivo principal é fortalecer o discipulado e a missionariedade nos locais de origem dos jovens: suas comunidades.

4 – Da Divulgação, comunicação e convocação:

4.1 Todas as instituições eclesiais presentes da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, sobretudo, as paróquias e colégios católicos receberão esta comunicação oficial divulgando a XXVI edição da Jornada Mundial da Juventude. Tal comunicação informa o necessário para que os jovens tomem ciência do evento e da dinâmica da organização de um grupo para prosseguir em peregrinação.

O Comunicado está publicado do
DIA 08 DE OUTUBRO DE 2010
e as datas de inscrições para a participação neste grupo especificamente se estenderão até o
DIA 29 DE OUTUBRO.

4.2 Este Comunicado deve ser afixado nos quadros de avisos de todas as instituições que o receberem. Uma cópia completa com todas as informações pertinentes deve ser conservada na secretaria junto com a ficha de inscrição.

4.3 No caso das Paróquias, Colégios e Casas de Formação, é muito importante que seja comunicado aos fiéis em missas, eventos e reuniões o período aberto para as inscrições e o objetivo global do mesmo.  5 – Do interesse dos jovens, sua apresentação e inscrição:

5.1 Ao tomar ciência do Comunicado os jovens interessados devem buscar as informações completas apresentadas no projeto. Ler com atenção, sobretudo as orientações e requisitos próprios para se inscrever.

5.2 São duas as modalidades de participação neste Grupo:

a)         Modalidade 01 - Jovens que possuem condições de custear todo o ônus da peregrinação, mas, contudo desejam participar do grupo colaborando com aqueles jovens que não possuem tais condições (Neste caso é necessário a apresentação de alguma instituição eclesial apenas se o joven estiver indo em nome da mesma).
b)         Modalidade 02 - Jovens que não possuem condições de custear todo o ônus da peregrinação e desejam ser “jovem-sócio” cooperador e favorecido do “Fundo de Incentivo da Juventude” (Neste caso é necessário a apresentação de alguma instituição eclesial da Região Episcopal no qual o jovem representará).

5.3 É importante, porém, que em ambas as situações os jovens apresentem-se ao pároco ou administrador paroquial, ou ainda ao diretor, formador ou pessoa responsável por alguma instituição eclesial. Isso se faz importante principalmente porque se por um lado o jovem vai representar alguma instituição (sua paróquia, por exemplo), por outro a instituição será “braço amigo” que poderá ajudá-lo na perspectiva de prosseguir na peregrinação.

5.4 Findo o período de inscrição, o jovem deve marcar em agenda a reunião para o dia:

06 DE NOVEMBRO DE 2010,
A partir das 14h,
NA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
Rua Espinosa, 676 – Carlos Prates – Belo Horizonte/MG

5.5 Salientamos que existem outros grupos e instituiçõe que também estão se articulando para participar da Jornada em Madri. É importante que os jovens conheçam tais instituições, suas propostas e perpectivas e qual lhe favorece mais. Ressaltamos: a participação na Jornada é livre.

6 – Reuniões instrutivas e formativas:

6.1 Para melhor organização e planejamento, após a primeira reunião datada logo acima agendaremos outras de acordo com a decisão do grupo. Esta será a DELEGAÇÃO OFICIAL QUE REPRESENTARÁ A REGIÃO EPISCOPAL NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA NA XXVI JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.

6.2 As reuniões serão acompanhadas de relatórios e estreito diálogo com o Setor Juventude e a Vigararia Episcopal da Região.  As pautas terão em vista o planejamento da peregrinação, os eventos para captação de recursos (Fundo de Incentivo à juventude, do qual trataremos em seguida), da formação a cerca das jornadas e demais assuntos pertinentes.

O Comunicado está publicado do
DIA 08 DE OUTUBRO DE 2010
e as datas de inscrições para a participação neste grupo especificamente se estenderão até o
DIA 29 DE OUTUBRO.

4.2 Este Comunicado deve ser afixado nos quadros de avisos de todas as instituições que o receberem. Uma cópia completa com todas as informações pertinentes deve ser conservada na secretaria junto com a ficha de inscrição.

4.3 No caso das Paróquias, Colégios e Casas de Formação, é muito importante que seja comunicado aos fiéis em missas, eventos e reuniões o período aberto para as inscrições e o objetivo global do mesmo.  







7 – Do contrato oficial e requisitos para participação:

7.1 No caso da Modalidade 02 de participação a proposta será a do “Fundo de Incentivo à Juventude”. Para a devida adesão ao fundo o jovem-sócio assinará contrato próprio, conferido e autorizado pelo Vigário Episcopal e pelo Setor Juventude da Região contendo todas as especificações necessárias.

7.2 É indicado que os jovens interessados em participar do “Fundo de Incentivo à Juventude” apresentem certa idoneidade própria tais como:

a)         IDADE MÍNIMA DE 18 ANOS;
b)        ENGAJAMENTO PASTORAL ASSÍDUO;
c)         CONDIÇÃO DE CUSTEAR NO MÍNIMO A METADE (50%) DOS VALORES PREVISTOS;
d)        QUE TENHA CIÊNCIA DE QUE O FUNDO DE INCENTIVO A JUVENTUDE É UMA SOCIEDADE ARBITRÁRIA QUE TENTARÁ ANGARIAR MEIOS DE CUSTEAR OS DEMAIS 50% DOS VALORES PREVISTOS, MAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELA PARTICIPAÇÃO DIRETA DO JOVEM NO EVENTO.
e)         QUE SE COMPROMETA COM O REPASSE DA FORMAÇÃO OBTIDA COM A EXPERIÊNCIA DA JORNADA À SUA COMUNIDADE E DEMAIS GRUPOS DA REGIÃO EPISCOPAL NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA.

8 – Roteiro extraoficial: Proposta a sofrer alterações


 Dia 10 de agosto de 2010
13:00: Concentração em frente a Unir – Conexão Aeroporto
14:15: Partida para Confins.
15:00 Chegada a Confins (Aeroporto Internacional Tancredo Neves) - Procedimentos no aeroporto (check-in)
17:00 Partida para Lisboa

Dia 11 de agosto de 2011
06:15: Escala em Lisboa.
07:30 Partida de Lisboa para Barcelona
10:15 Chegada em Barcelona.
Acolhida pelos jovens voluntários da Arquidiocese de Barcelona

Dias 12, 13, 14 de agosto de 2011.
Programação dos Dias em Dioceses (DED)

Dia 15 de agosto de 2011.
09:00: Missa de Envio para a Jornada, celebrada pelo Arcebispo de Barcelona.
13:00: Viagem para Madri
20:50 Chegada a Madri

Dia 16 de agosto de 2011
17:30  - (Missa na praça de Cibeles de Madrid.
21:00 - Festival da Juventude

Dia 17 de agosto de 2011
09:00 - Catequeses dos Bispos
21:00 - Festival da Juventude


Dia 18 de agosto de 2011


09:00 - Catequeses dos Bispos
16:00 - Recepção ao Papa
Acolhimento / Recepção ao Papa 
21:00 - Festival da Juventude

Dia 19 de agosto de 2011
09:00 - Catequeses dos Bispos
21:00 - Via Crucis

Dia 20 de agosto de 2011
16:00 - Ato preparatório em “Quatro Ventos”
20:00 - Vigília com o Papa
23:00 - Noite em “Quatro Ventos”

Dia 21 de agosto de 2011
 09:00 - Missa de Envio das JMJ

Dia 22 de agosto de 2011
08:30: Viagem para Ávila (Visita ao Convento de Santa Tereza)
18:00: Retorno para Madri

Dia 23 de agosto de 2011
07:25: Partida de Madri
08:25: Chegada em Lisboa (Visita às basílicas)

Dia 24 de agosto de 2010.
08:30: Viagem para Fátima (Visita ao Santuário)
17:30:  Retorno para Lisboa

Dia 25 de agosto de 2010.
09:45: Viagem de Lisboa para Belo Horizonte.


 9 – Valores e planejamento:


Valor básico: R$ 3.200* (apenas Pré-Jornada e Jornada).
Valor contando a peregrinação por Ávila, Lisboa e Fátima:
R$ 4.000*.                    * valores abertos a sofrerem alterações


4.3 No caso das Paróquias, Colégios e Casas de Formação, é muito importante que seja comunicado aos fiéis em missas, eventos e reuniões o período aberto para as inscrições e o objetivo global do mesmo.  






Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens


“Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm riscos, em todo o mundo, de serem assassinados ”. E o Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo. Isso se deve a uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens. Taxa essa que entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total. 


Outra informação, no relatório da ONU (2006), a esse respeito revela o caráter histórico da perversidade: em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos, assassinados no Brasil, sete são negros . Paralelo a isso se constata que mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha. A situação é urgente, chegou no limite.

Segundo relatório feito pelo RITLA, morrrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil  e ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013. 

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef - e com o Observatório de Favelas. A estimativa foi feita com base em dados de 2006, considerando-se a hipótese de que as circunstâncias observadas naquele ano sejam mantidas.


O que é a Campanha?
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte. 


Como começou?
A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.